Novata se posiciona como alicerce para obras complexas

Redação – 30.01.2019 –

Empresa de engenharia se coloca como porto seguro para reforço e restauração de estruturas off shore, indústrias em pleno funcionamento, edifícios comerciais e prédios tombados pelo patrimônio histórico.

Com atuação formal desde 2002, mas com sócios com mais de 30 anos de experiência na engenharia de concreto, a Novata Engenharia se posiciona como um verdadeiro “alicerce” para obras complexas. As aspas, vale a nota, não são só figura de linguagem pelo fato de a empresa levar segurança operacional aos seus contratantes. Elas estão aqui também para exaltar uma competência técnica.

A Novata é especialista em recuperação e reforços especiais em estruturas. E tem no reforço das fundações grande parte do seu diferencial técnico. No Boulevard Cidade Matarazzo, por exemplo, a empresa foi responsável pelo reforço estrutural nas obras da maternidade, assim como da capela e outras edificações do empreendimento. “Usamos como metodologia padrão a aplicação de concreto projetado para vencer o desafio de operar em um local confinado e de difícil acesso para equipamentos e suprimentos, dado o trânsito local, com restrição de horários e outras dificuldades. Mas finalizamos essa fase de reforço das estruturas em outubro, com sucesso no cumprimento de prazos e qualidade”, diz Leroy Gabriele, diretor comercial da construtora.

Tratando-se do reforço de sete subsolos, postos em uma obra dinâmica e de várias frentes de atuação simultâneas, a Novata Engenharia ampliou efetivo, tecnologias e materiais durante o processo. Essa adequação, segundo Gabriele, é natural em projetos complexos, mas o fato de ter exigido contratações também expõe um novo momento de consolidação para a empresa e para a construção civil.

“Hoje, somos 40% do que já fomos antes da crise em termos de quantidade de mão de obra, projetos e faturamento. Mas estamos organizados e preparados para viver essa realidade por pelo menos mais um ano. E isso está no nosso planejamento, pois acreditamos em retomada real de crescimento a partir de 2020”, diz.

Atualmente, a empresa realiza diversas obras de intervenção em edificações tombadas, fábricas em pleno funcionamento, reforço de estacas submersas de terminais e piers marítimos, rodovias, ferrovias e edifícios comerciais como shoppings, faculdades e hospitais.

“A nossa carteira de obras é muito dinâmica, mas hoje em dia ela está dividida em obras rodoviárias e ferroviárias (30%), off shore (20%), industrial (20%), comercial (20%) e restauração de edifícios tombados (10%)”, diz Leroy Gabriele.

Na área rodoviária, a Novata atua na construção de quatro viadutos da Rodovia Presidente Dutra. São estruturas que ligarão a Av. Jacú Pêssego, desafogando o trânsito que é intenso na região no horário de pico. “Também para a Concessionária Nova Dutra estamos fazendo a ampliação do viaduto sobre a ALL Logística, na cidade de Itatiaia (RJ). É uma obra complexa porque precisa ser executada sem interromper o tráfego tanto da rodovia quanto da ferrovia”, explica o executivo.

Focada no setor privado, a Novata as vezes é convocada para realizar o reforço de determinada estrutura pública dada a sua expertise. Isso, porém, segundo Leroy Gabriele, é raro e não deve representar mais de 1% dos negócios realizados pela empresa nos 16 anos de sua existência.

Reforço para portas de vidro no Metrô
Um dos projetos de destaque em execução pela Novata Engenharia é o reforço das estruturas das plataformas do Metrô para receber portas de vidro. Com elas, o Metrô acredita reduzir o tempo de parada dos trens na plataforma, além de ampliar a segurança dos usuários. Isso está motivando a implantação do sistema em algumas das estações mais antigas da cidade, como Itaquera, Barra Funda, Tucuruvi e Vila Madalena. Nesses casos, a Novata Engenharia trabalha da 1h00 às 4h30 – horário em que as estações estão fechadas – para reforçar as estruturas das plataformas. O projeto está previsto para 16 meses de obras e tem sido bem-sucedido até o fechamento desta edição.