Novo complexo eólico no Piauí pode abastecer 1 milhão de residências

Da Redação – 18.01.2016 –

complexo eólico piauiCom investimento de R$ 1,85 bilhão – sendo R$ 1,3 financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – o Complexo Eólico Chapada do Piaui foi entregue na semana passada com capacidade total de geração de 436,6 MW, o que daria para abastecer cerca de 1 milhão de residências.

O Complexo é um investimento conjunto entre a Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e a Contour Global e fica localizado nos municípios de Marcolândia, Simões, Padre Marcos e Caldeirão Grande, no sudeste piauiense.

Ele é formado por três parques eólicos: Chapada do Piauí I e II, com capacidades instaladas de 205 MW e 172,4 MW, e Chapada do Piauí III, com 59,2 MW. Ao todo, foram instaladas 247 turbinas da General Eletric, com modelos de 1,85 MW e GE 1,7 MW cada.

As obras geraram cerca de 1,5 mil empregos diretos e 3 mil indiretos, segundo a Chesf, e as primeiras turbinas entraram em operação em julho de 2015 na Chapada do Piauí I. “A Chesf está investindo fortemente em energia eólica em todo o Nordeste, região em que opera, servindo também como um agente para o desenvolvimento regional”, diz José Carlos Miranda, presidente da estatal.