Novo sistema que levará água a 2 milhões na Grande São Paulo está com mais da metade das obras concluídas

Da redação – 01.11.2016 – 

Sistema São Lourenço atenderá as cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

O governo paulista afirma que 54% das obras para a construção do novo sistema de abastecimento de água, o São Lourenço, estão prontas. A previsão é que as obras sejam concluídas no final de 2017 e a nova estrutura será responsável pela geração de 6,4 mil litros de água por segundo, atendendo 2 milhões de moradores de sete cidades do lado Oeste da região.

O projeto inclui a construção de todo o sistema de captação, de uma estação de tratamento, reservatórios e assentamento de adutoras. Todo o processo começará a partir da represa Cachoeira do França, em Ibiúna, local de onde a água será retirada. A tubulação seguirá por Cotia até chegar à Vargem Grande Paulista, onde a estação de tratamento de água (ETA) será construída.

Depois de tratada, a água percorrerá cerca de 33 km até as cidades beneficiadas, por meio de tubulações instaladas por baixo da rodovia Raposo Tavares.