O Caribe já conta com 14 redes LTE-A

Do 5G Americas – 11.09.2018 – 

Infográfico mostra que atualmente existem 14 redes LTE-Advanced (LTE-A) em oito países e áreas da região do Caribe, de acordo com pesquisa em 29 territórios. Por sua vez, as redes LTE chegam a 53 na área.

Um infográfico da 5G Americas sobre tecnologias móveis com informações da TeleGeography apontou, até o primeiro semestre de 2018, a existência de 14 redes celulares com tecnologia LTE-Advanced (LTE-A), em um total de 29 países e áreas do Caribe selecionadas. Deste total, apenas oito países e áreas dividem as redes com estas tecnologias, tanto que os 21 restantes ainda não foram desenvolvidos. Dessa forma, Porto Rico, República Dominicana, Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Ilhas Virgens Britânicas, Bahamas e San Martin já se beneficiaram das vantagens desta evolução tecnológica em seus serviços de telecomunicações móveis.

Enquanto isso, a tecnologia LTE está amplamente difundida na região, com presença em 53 redes que operam em 26 destes 29 territórios. Apenas três países e dependências ainda não possuem LTE: Cuba, Granada, São Vicente e Granadinas.

A tecnologia LTE-Advanced é uma evolução do padrão LTE (4G), definida pela primeira vez no Release 10 da 3rd Geração Partnership Project (3GPP), que oferece maiores velocidades de conexão. De acordo com o 3GPP, LTE-Advanced oferece velocidades pico de 3 Gbps para download e 1,5 Gbps para upload. Entre as principais vantagens, oferece agregação de portadoras (Carrier Aggregation), uso melhorado de técnicas multiantena, e suporte para Nodos Relay, o que lhe permite oferecer maiores taxas de transferência, melhor desempenho e eficiência no uso de recursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *