Obra de R$ 730 mi para duplicação da Ferrovia Campinas-Santos entra na reta final

Da Redação – 13.07.2016 –

Projeto deve triplicar a capacidade de transporte nesse trecho que é considerado o principal corredor ferroviário de exportação do país.

Foto de Divulgação da Rumo ALL
Foto de Divulgação da Rumo ALL

A ferrovia que liga Campinas-Santos está sendo ampliada desde 2011 e agora as obras entraram na fase final, garante a Rumo ALL, concessionária responsável pelas obras e operação. O projeto recebe investimento total de R$ 730 milhões, e pode ampliar a capacidade da ferrovia em 3,5 vezes, partindo de 2 milhões para 7 milhões de toneladas ao mês, a depender de investimentos nas estruturas de acesso aos terminais e novas moegas ferroviárias.

A duplicação de 204 quilômetros, dos 264 da ferrovia Campinas-Santos, está sendo liberada para trafego paulatinamente, e a última etapa de obra, de 2,5 quilômetros na região de Cubatão, foi concluída em junho.

A Rumo acredita estar se preparando para atender a alta demanda de transporte de grãos, que deverá aumentar 85% em dez anos, passando de 15 milhões de toneladas, registrados em 2015, para 28 milhões de toneladas em 2025. Esse incremento beneficiaria principalmente o escoamento da produção de soja e milho de Mato Grosso e de açúcar do interior de São Paulo.

“O Brasil vem ampliando continuamente a produção e a exportação de produtos agrícolas e os investimentos que viabilizam essa expansão são decisivos para o desenvolvimento econômico do País”, diz, Daniel Rockenbach, vice-presidente de Operações das malhas Norte e Paulista da Rumo.

Estrutura
A Rumo tem 12 mil quilômetros de malha ferroviária, 966 locomotivas, 28 mil vagões e quase 12 mil funcionários diretos e indiretos. Só maquinistas, são 1,75 mil profissionais. Sua capacidade de elevação no Porto de Santos e no Porto de Paranaguá é de 29 milhões de toneladas ao ano.

Em 2015, milho, soja e farelo de soja representaram 53% do volume transportado pela Rumo. Os três produtos somaram 24,9 milhões de toneladas circulando sobre os trilhos. A Companhia opera ferrovias em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Nos seis estados onde atua, a Rumo programa investimentos de R$ 9,4 bilhões para os próximos cinco anos.