Obras de metrô indiano recebem tatuzão à lama

Da Redação – 25.09.2017 –

A construção da linha 3 do metro de Mumbai, na Índia, receberá mais duas tuneladoras (tatuzões) com cabeça de corte da americana Robbins. Sob responsabilidade da Mumbai Metro Rail Corporation (MMRC), essa linha terá 26 estações, distribuídas em 33,5 km, ligando as áreas de Bandra e Churchgate. Ao todo, devem ser utilizados 17 TBMs para escavação subterrânea entre 15 e 25 metros de profundidade, e a Robbins diz que deverá fornecer mais dois para a obra, cujo término é programado para 2021.

A primeira TBM, uma máquina reformada de 6,65m de diâmetro, passou pelos testes de aceitação na fábrica da Robgins em Singapura no início de setembro e está sendo aplicado na obra ainda neste ano. A segunda máquina, com as mesmas características, deve operar só em 2018.

Os dois equipamentos, no entanto, escavarão dois túneis paralelos, de 3,5km cada, entre o centro de Mumbai e três estações depois. O solo é constituido por basalto  sólido a decomposto, e brecha com até 100Mpa, com pressão de água de até 3 bars. As condições de solo, no entando, são inesperadas, o que fez com o que consórcio construtor (Dogus-Soma) optasse pelo uso de tatuzão tipo Slurry. “Eu já trabalhei com máquinas de lama em situações similares de geologia ao redor do mundo.  Equipamentos à lama tem potência e se adaptam bem a situação de rocha dura, como é na linha 3 do Metrô de Mumbai. O nível de água e a geologia variável, especialmente o basalto de alta dureza, pode facilmente ser atacado pelos TBMs Slurry”, ediz Tamay Sayin, gerente do projeto.

As cabeças de corte das tuneladoras, segundo a Robbins, são equipadas para essas condições com proteção anti-desgaste, ferramentas de corte com deteçao de desgaste e discos de corte de 17 polegadas. Barras tipo Grizzly limitarão a 250 mm o tamanho dos matacões que podem entrar na cabeça de corte e o sistema de slurry inclui britadores e revestimento resistente à abrasão nas posições mais sujeitas à desgaste.