Operação do VLT do Rio de Janeiro deverá começar ano que vem

Da Redação 20.08.2015 –

Veículo leve sobre trilhos ligará o centro da cidade à região portuária.

Projeto de VLT no Rio de Janeiro (foto: divulgação).
Projeto de VLT no Rio de Janeiro (foto: divulgação).

Em um projeto orçado em R$ 1,77 bilhão, o VLT (veículo leve sobre trilhos) do Rio de Janeiro (RJ) ligará o centro à região portuária da cidade por meio de 27,5 quilômetros, três linhas e 32 pontos. A primeira fase está prevista para entrar em operação em abril de 2016 e vai funcionar durante as Olimpíadas. Já a segunda fase operará até o fim do ano que vem.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) financiará 42% do projeto, cerca de R$ 745 milhões, para a concessionária VLT Carioca S/A, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE).

Serão 32 veículos, compostos de sete módulos articulados, climatizados com ar condicionado e com capacidade para 420 passageiros. Os usuários de outros meios de transporte (metrô, trens e ônibus) serão beneficiados pela integração física e tarifária com o VLT. O projeto está alinhado aos objetivos de revitalização do Centro e da região portuária, pois é o principal componente de infraestrutura de transporte de operação urbana do Porto Maravilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *