Operadora brasileira testa tecnologia adotada na Verizon

Da redação – 29.07.2016 – 

Avaliação envolve prova de conceito do Cloud CPE Solution, da Juniper, mecanismo de virtualização de funções de rede já usado nos Estados Unidos para atender clientes corporativos.

Nessa segunda feira, a norte-americana Verizon anunciou a compra bilionária do Yahoo. Num nível menos midiático, a operadora também divulgou avanços na sua estratégia de transição para a virtualização de funções de rede (NFV). Nesse caso, trata-se do Cloud CPE Solution, da Juniper. A sopa de letrinhas pode ser resumida da seguinte forma: a Verizon ativa nos seus clientes finais corporativos um equipamento universal (CPE, sigla para customer premise equipment), que passa a ser a ponta de lança para ativação de vários serviços diretamente pelo assinante. A mesma tecnologia, segundo Renato Ferreira Barbosa, gerente de Sistemas da filial brasileira da Juniper, já está sendo avaliada – como prova de conceito – por uma grande operadora local.

A solução da Juniper do CPE em nuvem da Juniper reforça o caminho da empresa, criada em 1996 com foco em grandes operadoras, de ampliar seu escopo para cada vez mais perto das redes de acesso. Nos últimos anos, segundo Barbosa, as soluções para o segmento corporativo ganharam musculatura, mas o mercado de telecomunicações ainda representa a maior fatia da operação no Brasil. Com a avaliação local do conceito de CPE universal, a fabricante traz a experiência da Verizon e da AT&T, entre outras operadoras. Embora possa ser adotado para clientes residenciais, o sistema tem sido direcionado, nesse momento, para os usuários corporativos.

“Na Verizon, o usuário solicita o CPE, entra no site da empresa, ativa o serviço e passa a fazer o auto-provisionamento do que necessita”, resume o executivo brasileiro. Segundo ele a solução envolve o Contrail Service Orchestration, uma plataforma de orquestração, e o NFX250, a plataforma de serviços de rede. Com esses elementos, a oferta de serviços, além de gerenciável, pode incluir soluções de outros fabricantes.