Os bastidores do grande contrato da Palfinger Marine no Brasil

Da Redação, com informações da NBCC – 09.10.2015 – 

Primeiro lote de guindastes foi entregue para o Estaleiro Jurong, de Aracruz (ES). Equipamentos vão equipar navios sonda. 

Na primeira quinzena de agosto, a Palfinger Marine entregou um primeiro conjuntos de guindastes offshore que vão aparelhar os navios sonda construídos pelo Estaleiro Jurong, de Aracruz (ES). O pacote total envolve 28 equipamentos e seria um dos maiores contratos já assinados pela fabricante multinacional, no valor de 90 milhões de euros. De acordo com o informativo da Câmara de Comércio Brasil Noruega (NBCC), o interessante da negociação foi a estratégia de atendimento do conteúdo nacional – 60% – na produção dos guindastes. 

O informativo da NBCC (nbcc.com.br) mostra que a Palfinger Marine consultou 11 fabricantes locais antes da decisão pela Koch Metalúrgica, empresa sediada em Porto Alegre e com um histórico de atendimento de vários players importantes, inclusive a Petrobras e por um período de mais de 30 anos.

Com um formato de joint-venture, o processo de fabricação local foi iniciado imediatamente após o fechamento do acordo com a Koch. Tecnologicamente, pesou a favor o know how do Bergen Group Dreggen, companhia europeia adquirida em 2012 pelo Palfinger Group.

Os equipamentos são construídos em Cachoeirinha, interior do Rio Grande do Sul, e testados na unidade da Koch em Porto Alegre. E na joint venture, os papéis foram definidos com a Dreggen sendo responsável pelo projeto, engenharia e projeto, enquanto a fabricante brasileira assumiu a produção em si, inclusive a metalurgia.