Outokumpu entrega tanques para porto de Antuérpia com vida estimada em até 60 anos

Da Redação – 28.09.2015 –

Construídos pela Ivens, os três reservatórios têm camada dupla e serão usados para armazenamento de petróleo em Antuérpia.

Especializada em projetos envolvendo aço inoxidável, a finlandesa Outokumpu forneceu a matéria prima para a Ivens construir três reservatórios para o porto de Antuérpia na Bélgica. Segundo a empresa, trata-se de um dos maiores pedidos comerciais que a empresa recebeu. Os reservatórios entregues e já operacionais serão destinados à estocagem de petróleo e consumiram 245 toneladas de aço inoxidável do tipo Forta LDX 2101. Cada tanque terá capacidade para estocar 4,200 m3, recebendo a matéria prima de grandes petroleiros.

Os reservatórios têm uma vida estimada entre 50 e 60 anos, um aumento de 20 anos em relação às tecnologias construtivas anteriores. De acordo com a Outokumpu, o uso de aço inoxidável especial tornaria os tanques virtualmente livres de manutenção, além de apresentarem grande resistência à corrosão. As informações são validadas pela Ivens, que fabricante de tanques para estocagem de combustíveis e produtos químicos e em reformas desse tipo de equipamentos.

“Cada vez mais o aço inoxidável duplex tem sido escolhido em função da boa relação custo-desempenho”, explica o diretor Técnico da Ivens, Jan Jochems. O executivo avalia que os aços duplex têm uma resistência à corrosão similar aos austeníticos, mas apresentam maior força sem afetar a integridade total do tanque. Em relação à soldagem, o especialista afirma que os parâmetros de qualidade exigidos no processo não são mais complexos do que os adotados em aços inoxidáveis comuns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *