Porto do Açu é destaque da Acciona na Intermodal

Da Redação – 15.03.2018 – 

Tecnologia de dique flutuante vai ser mostrada no evento que termina hoje em São Paulo

O primeiro terminal construído com blocos pré-moldados de concreto do Brasil, entregue no começo desse mês, é o destaque da espanhola Acciona, mais conhecida no país pelos seus empreendimentos de energia. A obra, no Porto de Açu, em São João da Barra (RJ), consumiu 21 mil toneladas de aço beneficiado e 350 mil metros cúbicos de concreto. A empresa adotou sua tecnologia Kugira de dique flutuante, iniciando o projeto em 2011, ano de sua entrada no mercado local.

Primeiro terminal com blocos pré-moldados de concreto do Brasil, T2 foi entregue em 01/03

Agora concluído, o T2 tem 2.800 metros de diques de proteção construídos com a tecnologia de caixões de concreto executados no Kugira, somando 42 blocos flutuantes. Segundo a Acciona, a “utilização da tecnologia na construção do quebra-mar possibilitou uma redução de 8,5 milhões de toneladas de pedras no enrocamento”.

Com 6,5 km de extensão, 13 mil metros de cais, o T2 tem 330 metros de largura e profundidade de 14,5 metros. A instalação tem uma área de frente ao canal interno, alugada às empresas de apoio às atividades offshore de petróleo e gás.

O terminal foi construído para ser a porta de entrada, e proteção do mar aberto, do canal interno de navegação do Porto do Açu e permitirá a passagem e ancoragem de grandes navios de granéis sólidos, produtos siderúrgicos, carvão, ferro-gusa, granito, granéis líquidos, além de equipamentos e materiais destinados ao uso na exploração e produção de óleo e gás em plataformas offshore, entre outros.