Redação – 08.09.2020 –
O Programa de Manutenção de Barragens (PMB) da Paraíba envolve obras e monitoramento de 150 barragens no estado, somando um investimento de R$ 30 milhões. Previsto para ser finalizado em abril de 2021, o PMB está em sua quarta etapa segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma). De acordo com a instituição, já foram executadas 25% das obras nessa fase, incluindo a barragem de Gramame/Mamuaba, que abastece a capital, João Pessoa.
O trabalho na barragem de Gramame/Mamuaba está sendo efetuado com serviços de desmatamento e limpeza da área do entorno e de estradas de acesso, manutenção dos equipamentos hidromecânicos, desobstrução de calhas de drenagem, regularização do terreno e recomposição da erosão, além da instalação de piezômetros, para monitoramento do nível de pressão da água no reservatório e manutenção de drenos. Estão sendo investidos na obra aproximadamente R$ 3,7 milhões e a previsão para conclusão é fevereiro de 2021.
O Programa de Manutenção de Barragens vem sendo realizado em todo estado desde 2011 em 150 barragens monitoradas pela gestão estadual, por meio da Seirhma e pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). A previsão de conclusão é abril de 2021. O programa objetiva realizar monitoramento com frequência das barragens, visando deter o avanço do desgaste pelo tempo.
As ações envolvem a inspeção e eventual intervenção na parte estrutural, limpeza da vegetação, sobretudo nos períodos chuvosos, como está acontecendo neste ano de 2020; restauração e substituição de equipamentos.