Paraná terá I Workshop de Interconexão de Geração Distribuída

Da Redação 04.08.2015 –

Organizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Regional (Adram), evento debate regras e procedimentos de acesso ao sistema de distribuição.

O I Workshop de Interconexão de Geração Distribuída acontece em Curitiba nos dias 13 e 14 desse mês e tem como pauta a discussão sobre a legislação e a tecnologia necessárias para o desenvolvimento da geração distribuída no Brasil. Outros assuntos incluem a certificação de equipamentos e a experiência de distribuidoras, instaladores e produtores. O encontro acontece na hora certa, em função do cenário de ausência de chuvas regulares, o que tem determinado o acionamento das usinas térmicas e, por conseguinte, o aumento do custo de energia.

Leia mais: Gerenciamento hídrico reduz consumo de água entre 20% e 40%

Para a Copel, concessionária paranaense de energia e patrocinadora do encontro, a sustentabilidade é outro apelo da melhor eficiência do setor, o que pode incluir a geração distribuída. Pelo conceito, qualquer empresa, produtor rural e consumidores em geral poderão implementar pequenas centrais geradoras, vendendo o excedente para a rede brasileira. Entre as alternativas, a Copel destaca a comercialização de energia ou uso do modelo de compensação, no qual a energia injetada é transformada em créditos a serem consumidos em outro momento. Ainda segundo a concessionária, em informe oficial, a geração distribuída “contribui para diminuir custos, descentralizar a produção de energia e torná-la mais eficiente”.

“É uma oportunidade formidável para a Copel ser a anfitriã de um evento que busca soluções sustentáveis e eficientes para o uso da energia”, ressalta o presidente da concessionária, Luiz Fernando Leone Vianna. “A geração distribuída é uma solução que está alinhada ao perfil de investimentos da Copel e pode representar uma alternativa para as empresas que investem cada vez mais em sistemas com menor custo energético e impacto ambiental”.

O workshop é destinado a profissionais do setor de energia e a empresas e consumidores que têm interesse em participar do processo de geração distribuída. Para se inscrever, acesse www.workshopgd.com.br ou enviar um e-mail para contato@workshopgd.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *