Paranaguá movimenta os trilhos da ALL

Da Redação – 06.06.2017 –

Terceiro lote, com 7 mil toneladas, veio da Áustria, para ser usando na renovação da malha do Sul do país

Novo layout do pátio do Porto de Paranaguá permite movimentação de toneladas de trilhos
Novo layout do pátio do Porto de Paranaguá permite movimentação de toneladas de trilhos

Até o final desse ano, a Rumo ALL, dona de pouco mais de 2 mil km de ferrovias somente no Paraná, deve receber 33,8 mil toneladas de trilhos para renovação e modernização de sua infraestrutura no Sul do Brasil. O terceiro lote, totalizando 7 mil toneladas de trilhos, foi entregue na segunda quinzena do mês passado. A carga veio da Áustria e foi desembarcada do navio Rike, que fez escala na Argentina.

De acordo com a concessionária, um volume de quase 19,8 mil toneladas de trilhos deve chegar ao porto paranaense, sendo 14 mil toneladas da Áustria e o restante da Rússia. Cada trilho tem 24 metros de cumprimento, o que equivale a dois ônibus alinhados. Em função das dimensões, a importação foi viabilizada pelo novo layout de operação, implementado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). O cais do Porto de Paranaguá foi ampliado em 36% para movimentação de cargas de alto valor agregado, segundo a Appa.

“O mercado de movimentação de cargas gerais, a exemplo dos trilhos de trem, tem aumentado muito em Paranaguá. Temos que nos atualizar de acordo com as novas necessidades dos clientes, desenvolvendo melhorias que facilitem as operações de cargas diferenciadas”, afirmou o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Ao todo, 30 mil metros quadrados de novos pátios estão em operação desde o início do ano para o armazenamento de cargas especiais. Nestas áreas estavam localizados antigos armazéns ociosos, utilizados até as décadas de 1970 e 1980 para armazenar cargas de café, mate e madeira. Agora, estes espaços são usados para operar cargas de maior valor agregado, como carros, ônibus, tratores para construção civil, máquinas agrícolas e peças industriais.

Com isso, a movimentação de cargas gerais pelo porto aumentou. De janeiro a abril deste ano, estas operações cresceram 3% em relação ao mesmo período do ano passado. Nestes primeiros quatro meses do ano, foram 2,96 milhões de toneladas – destas, 1,1 milhão de toneladas de importação e 1,86 milhão de toneladas para exportação.