Parque Olímpico tem tecnologia neozelandesa de light steel frame

Da Redação – 17.08.2016 –

light steel frame parque olímpicoParte da estrutura de transmissões ao vivo da Rio 2016 conta com tecnologia de construção civil desenvolvida pela Neozelandesa Framecad. A TV Tower, instalada no coração do Parque Olímpico para transmissão ao vivo das Olimpíadas Rio 2016, foi construída pela brasileira GypGroup e usou sistema estrutural light steel frame (estrutura de aço leve). A estrutura é projetada para suportar as cargas da edificação com precisão determinada por computador.

A estrutura tem quase 19 metros de altura e pesa 80 toneladas. Ela é é composta por estúdios fechados e cobertura Stand Up Position, com estúdios abertos menores e torres com grandes antenas de transmissão. No local, 16 emissoras do mundo fazem a cobertura da Rio 2016 em tempo real. A construção conta com janelas com vista panorâmica, além de uma área para atletas.

Segundo a GypGroup, somente no primeiro pavimento foram 23 toneladas de aço galvanizado, no segundo andar são mais 24 toneladas. Tudo isso é conectado por um sistema de ancoragem e conexão que conta com a precisão de alta tecnologia.

Ainda de acordo com a construtora, além de ser um sistema construtivo aberto – que permite a utilização de diversos materiais – o light steel frame é sustentável, pois pode ser desmontado e reutilizado para outros fins após o término das Olimpíadas.

“Com o aço leve é possível agilizar em até 50% a velocidade das construções de estruturas. Além disso, o material produz menos de 2% de resíduos nos canteiros de obras, o que gera redução significativa de gastos com material e transporte, sendo que 70% da estrutura pode ser reaproveitada. O setor da construção civil precisa se adaptar às novas necessidades não só do mercado, mas também do planeta”, diz Stanley Adwell, diretor executivo da Framecad nas Américas.