People movers vão conectar Aeroporto de Guarulhos a estação de trem

Redação – 09.09.2021 – Sistema de transporte será articulado e autônomo e vai ligar cada um dos terminais do aeroporto à linha 13 da CPTM

people movers Aeroporto de Guarulhos
Projeto planeja interligar estação da CPTM a todos os terminais do Aeroporto de Guarulhos (imagem: divulgação Marcopolo Rail).

A Marcopolo Rail, divisão da Marcopolo focada no desenvolvimento de novos modais sobre trilhos, fornecerá people movers para o consórcio AeroGRU, formado pelas empresas Aerom, HTB, FBS e TSEA. O consórcio é responsável pelo projeto de transporte de passageiros da linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A proposta comercial de fornecimento dos veículos foi validada entre a companhia e o consórcio este mês. 

Serão três composições de dois carros, conhecidos tecnicamente como Automated People Movers (ATM), fabricados e integrados pela Marcopolo Rail. O people movers do Aeroporto de Guarulhos terá funcionamento autônomo e fará um trajeto de 2,6 quilômetros entre a estação ferroviária e o aeroporto. O percurso prevê quatro paradas (estação CPTM, terminal 1, terminal 2 e terminal 3) e, de acordo com o projeto, poderá ser percorrido em seis minutos. 

A Marcopolo Rail iniciou o fornecimento de people movers para a Aeromóvel, em novembro de 2017. Na oportunidade, a Aerom desenvolveu conjuntamente com a Marcopolo Rail a geração G6 dos veículos do Sistema Aeromovel, representando uma evolução tecnológica significativa em relação àqueles em operação no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *