Pernambuco licita barragem estimada em R$ 39 milhões

Da Redação – 27.03.2018 –

Obra já tem 50% de sua execução pronta, segundo governo estadual. Outras três barragens estão tendo seus custos reavalidos e podem sair do papel

O edital para finalização da barragem de Panelas II, no interior de Pernambuco, já está na rua. A obra é parte do sistema integrado de monitoramento de enchentes da Bacia do Uma, cuja meta é controlar as cheias e inundações nos municípios de Belém de Maria, Catende e Palmares. A barragem também será usada para auxiliar o reforço do abastecimento dos municípios de Cupira, Lagoa dos Gatos e Panelas, beneficiando cerca de 117mil pessoas.

A obra da barragem de Panelas II irá reforçar a segurança hídrica do Agreste, complementando os benefícios da barragem Governador Eduardo Campos – Serro Azul. O equipamento chegou a acumular um volume de 160 milhões de m³ e tem capacidade de 303 milhões de metros cúbicos de água. A obra será feita com recursos estaduais e do convênio com o Ministério da Integração.

Segundo o secretário executivo de Recursos Hídricos, Guilherme Rocha, a barragem já tem 50% das obras executados. “Panelas II terá capacidade de acumulação total de 22 milhões de metros cúbicos de água e investimento de R$ 39 milhões, com prazo de execução de 15 meses”, comentou Rocha.

Após as enchentes de 2017, o governo estadual precisou fazer a readequação do projeto devido aos danos causados na estrutura física da barragem, e consequentemente a relicitação da obra. Outras três barragens estão sendo projetadas, com atualização dos custos de projetos, atualmente paralisadas por falta de repasse de verbas federais.