Piauí acena com R$ 6 bilhões em PPPs e concessões

Da Redação – 28.03.2017 –

Entre as inciativas estariam projetos na área de saneamento básico e instalação de backbone óptico no estado

O governador Wellington Diaz, do Piauí, não foi modesto ao anunciar que o estado nordestino teria potencial para gerar investimentos entre 5,5 bilhões e 6 bilhões de reais em parceiras público-privadas e concessões. Entre os projetos listados estariam a melhoria da infraestrutura de saneamento básico e a ativação de um backbone óptico. A informação foi dada na semana passada na capital Teresina, durante um seminário que reuniu especialistas brasileiros e potenciais investidores internacionais.

Com apoio da Embaixada Britânica no Brasil, o encontro trouxe a experiência do Reino Unido em projetos de PPP e concessões. O foco seria a aplicação desse tipo de modelagem tanto na capital como no resto do estado. Além dos aspectos econômicos, os especialistas discutiram como atender a burocracia jurídica em contratos de PPPs e concessões.

Carlos Nascimento, diretor de Programas da London School of Economics and Political Science (LSE) no Cone Sul, um dos presentes ao evento, avalia que as PPPs e concessões têm um grande potencial para beneficiar o Piauí. Segundo ele, elas podem “auxiliar de diversas maneiras, sobretudo, ampliando a capacidade de infraestrutura, seja na economia, em aeroportos, estradas, portos, mas também na infraestrutura social, que se refere à educação, saúde e habitação”.