Piracanjuba constrói sede em edificação sustentável

Redação – 14.02.2020 –

A nova sede administrativa da Piracanjuba, em Goiânia, recebeu a Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria Platinum.  A edificação é considerada uma das dez mais sustentáveis do mundo na categoria LEED New Construction. Na América Latina, é a melhor pontuada.  Ao todo, são 8 mil metros quadrados de área construída, projetados com conceitos de ecoeficiência, arquitetura moderna, infraestrutura e tecnologia de ponta.

No empreendimento, 24% do consumo energético é atendido por placas fotovoltaicas (energia solar) e toda a instalação elétrica e de ar condicionado busca a eficiência energética. Com isso, a construção economiza 50% de energia em relação a edifícios similares, e já possui o Selo Procel Nível A em Eficiência Energética.

Em relação a água, a economia é medida em 47% por meio da adoção de sistema de reuso de água pluvial nas bacias sanitárias, aproveitamento da água da chuva e metais sanitários eficientes.

A fachada é de vidros de alta performance, que permitem conservação da temperatura interna e iluminação natural. Isso também proporciona redução do consumo de energia. Já a iluminação e ar condicionado, com sistemas inteligentes de automação, permitem maior conforto dos usuários, além da redução do custo operacional.

O empreendimento também superou o índice de uso de madeira certificada, com selo FSC (Forest Stewardiship Council), atingindo 59% do total empregado. Durante a obra, houve reciclagem de mais de 94% dos resíduos gerados na construção.

O LEED avalia tecnologias e soluções sustentáveis adotadas durante a construção do empreendimento, com o objetivo de reduzir os impactos causados ao meio ambiente durante a vida útil da edificação. Também garante um acompanhamento consistente do prédio, embasada em políticas e processos de manutenção de equipamentos, na gestão de água, energia, resíduos e demais serviços, como paisagismo e limpeza.

“Queríamos mais que o selo Platinum. Queríamos alcançar a excelência nas entregas e o máximo de pontos possíveis. Foram três anos, desde a concepção do projeto até a entrega do empreendimento, com o objetivo de proporcionar as melhores condições de trabalho para os colaboradores. Os resultados desejados visavam maximizar a eficiência operacional e minimizar os impactos ambientais”, diz Marcos Helou, superintendente da Piracanjuba,.

O empreendimento contou com consultoria do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações (www.cte.com.br), que participou de todas as fases do projeto. “A equipe CTE se integrou ao nosso time, formando um único grupo, extremamente engajado na obtenção da certificação e na busca das melhores soluções. Com muita determinação, atingimos nosso grande objetivo: a certificação LEED Platinum, com 97 pontos, o que muito nos orgulha”, reforça Marcos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *