Plataforma brasileira integra sensores, mapas, mecanismos de rastreamento e dispositivos IoT em cidades digitais

Da Redação – 21.06.2017 –

Arkhe Governance será mostrada Connected Smart Cities, que começa hoje, em São Paulo

Segundo a Atech, empresa do Grupo Embraer, a nova plataforma é uma solução baseada na integração dos sistemas legados, bancos de dados locais e remotos, dispositivos móveis e sensores, bem como comunicação segura das informações para acompanhamento em tempo real de eventos, ocorrências e alertas, rastreamento e dispositivos de IoT. A solução também concentra, num único mapa, informações de interesse, garantindo uma visão ampla e precisa da situação e foi projetada para ser implantada em Centros de Operações e em ambientes móveis. A mobilidade, aliás, é um dos destaques da Arkhe Governance.

“Com o uso de smartphones poderemos fazer o reconhecimento facial de uma pessoa, identificar sua localização em um mapa e obter demais informações sobre a ocorrência”, exemplifica o gerente de Vendas da Atech, Cláudio Trapaga Nascimento. Ele destaca outro aplicativo da empresa, que pode ser agregado à plataforma, o StreetGo. Nesse caso, qualquer pessoa, desde que tenha baixado o app, pode registrar ocorrências, incluindo acidentes de trânsito, inserindo fotos e dados de localização e até mesmo compartilhar a situação nas redes sociais.

O sistema modular pode ser implantado em áreas específicas da cidade, como saúde, trânsito, defesa civil, entre outras e o módulo Big Data Analytics realiza a fusão, correlação e análise de dados segundo regras parametrizáveis, garantindo uma gestão eficiente e eficaz da cidade, com alto nível de colaboração entre os diferentes protagonistas: órgãos públicos, gestores públicos e cidadãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *