Pneus Radiais ganham destaque no setor off road

Da Redação 11.06.2015

Marcas como Michelin, Goodyear e Aeolus apresentam novas tecnologias de pneus para equipamentos de construção

Os pneus radiais vêm ganhando espaço no mercado e as fabricantes do segmento lançam modelos para aproveitar isso. A Michelin, por exemplo, lançou três pneus diferentes durante a M&T Expo 2015, realizada na semana passada no Centro de Exposições São Paulo.

Um deles, o XDR250, desenvolvido em parceria com a Caterpillar e a Komatsu, foi produzido para caminhões com capacidade de 250 toneladas. O pneu tem carga nominal de 67 t e banda de rodagem mais ventilada, o que melhoraria o fluxo de ar e o resfriamento. Segundo a marca, o XDR250 suporta atuar com temperatura de até -8 °C, permitindo ao pneu transportar maior peso na mesma velocidade ou aumentar a velocidade média de funcionamento.

Outro modelo é o XTXL E4/L4, com tecnologia B2, reduzindo a possibilidade do pneu girar sobre a roda. Isso ocorre por conta da arquitetura do talão, que possui uma área de contato 30% maior do que outros pneus da categoria. O produto também tem cabos mais grossos, um aumento de 40% da massa metálica e 50% de espessura dos flancos. Isso permite que o pneu esfrie mais rapidamente, enquanto o centro da banda de rodagem maciço melhora a resistência a danos e a capacidade de tração, segundo a Michelin.

O terceiro lançamento, o Michelin Bibload Hard Surface, é destinado a máquinas compactas e foi desenvolvido para trabalhar em solos duros e agressivos, secos ou molhados. Segundo fabricante, proporciona maior tração quando utilizado em superfícies dura ou de difícil aderência. O modelo está disponível em dez dimensões.

Já a Goodyear reservou para a feira o pneu 18.00R25 EV-5S que equipa Stackers no segmento de portos e terminais. Segundo a empresa, ele garante estabilidade para elevação de altas cargas e resistência a cortes e avarias. Sua banda de rodagem lisa (smooth), desenvolvida com composto especial resistente ao calor, proporcionaria maior distribuição de carga e aderência em qualquer tipo de piso.

A Aeolus Pneus apresenta o AE45, com cerca de 2,2 metros de altura, voltado para o segmento de mineração e projetado para equipar caminhões rígidos e de uso similar. Outro modelo lançado pela empresa é o 12.00R24 AE41 Aeolus TT, com carcaça de 24 lonas e 32 mm de profundidade de sulco, próprio para utilização off road.

Deixe uma resposta

*

Este post foi visto 1001 vez(es).