Polícia e Samu podem manter telecom analógico até 2042

Da Redação – 10.02.2017 –

Decisão é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com a diretiva, os estados podem começar a migrar para 4G com calma.

A migração dos sistemas de emergência das polícias e do Samu, de analógico para digital, ganhou um novo fôlego com a decisão do conselho diretor da Anatel, ontem em Brasília. Agora, os estados têm até 2042 para fazer a transição. Isso envolve todos os órgãos de segurança pública e serviços de emergência municipal. É claro que se espera que a transformação aconteça antes.

A Anatel decidiu ainda criar canais preferenciais de telecomunicações para aplicações ferroviárias compartilhados com empresas de saneamento, energia e gás. Exceção da rede ferroviária de São Paulo devido ao grande volume de tráfego de informações, detalhou o relator da matéria, conselheiro Otavio Luiz Rodrigues Junior. A Petrobrás também poderá utilizar canal preferencial para aplicações de telemetria.

Originalmente, os sistemas analógicos deveriam ter sido desligados em 2012, mas uma decisão anterior da Agência em atendimento a solicitações da Polícia Militar de Minas Gerais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina ampliou o prazo de uso desses sistemas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *