Por que a gigante ABB comprou a focada Keymile?

Da Redação – 12.07.2017 –

Para reforçar seu portfólio de manutenção de redes elétricas críticas é uma das respostas. Mas há outras, inclusive a o foco em redes inteligentes na área elétrica, as smart grids  

Empresa icônica de setores como eletrificação, robótica, automação industrial e elétrica, a gigante ABB comprou a Keymile, empresa alemã desenvolvedora de tecnologias de redes de telecomunicações. A aquisição marca o avanço de companhias do setor elétrico no mundo da infraestrutura física e de software da área de comunicação e um dos principais ativos é o know how de digitalização. Com a compra, a ABB afirma reforçar seu portfólio da divisão Ability, especializada em tecnologias de comunicação crítica para manutenção de redes elétricas digitais e complexas. Bingo.

Estamos falando do universo das smart grids – ou redes inteligentes – para as quais a resolução de problemas e ativação de serviços acontece remotamente. Para que isso funcione, é preciso uma estrutura de telecomunicações que permita a comunicação entre o centro de comando das concessionárias e os equipamentos na ponta. Diz textualmente o comunicado oficial da ABB: “informações confiáveis são fundamentais para a tomada de decisão rápida e precisa no mundo cada vez mais automatizado de hoje, particularmente no caso das redes conectadas. O funcionamento de sistemas de missão crítica, como redes elétricas, requer redes de comunicação com desempenho e robustez sem precedentes, com base em tecnologias, protocolos e softwares especiais”.

Segundo a multinacional, sua nova adquirida tem um portfólio de comunicação que atende essas demandas, incluindo confiabilidade, disponibilidade e segurança cibernética e posicionando-se, portanto, como um player no “campo das comunicações de missão crítica”. Com sede em Hannover, a Keymile tem 350 colaboradores em todo o mundo e foi fundada em 2002, por meio da fusão de três empresas de tecnologia da Áustria, Alemanha e Suíça. Sua carteira de clientes inclui operadores de redes de energia, ferrovias, oleodutos e gasodutos, bem como agências públicas. Os 120 colaboradores da divisão de negócios adquirida se juntarão à unidade de negócios de Grid Automation da divisão Power Grid da ABB.

“A ABB é líder global em redes de comunicação para clientes provedores de serviços de utilidade pública. A aquisição do negócio crítico de comunicação da Keymile fortalecerá esta posição e ampliará o alcance do mercado nos setores industrial, de transporte e de infraestrutura”, afirmou Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB. “Este movimento suporta os nossos planos de crescimento e digitalização como parte da nossa oferta ABB Ability, pois reforçamos nossa posição de parceiro preferencial, permitindo uma rede mais forte, mais inteligente e mais ecológica”.