Porto Alegre começa a discutir hoje o transporte hidroviário

Da redação – 19.10.2015 –

Segundo prefeitura, projeto de modal envolveria a instalação de 11 estações na orla da capital. 

Justamente num momento de “tensão hídrica”, a prefeitura da capital gaúcha começa a discutir a implantação de uma segunda estação hidroviária na orla da região norte da capital. A iniciativa faz parte do Projeto Hidroviárias Municipais/POA – Orla Norte, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) em associação com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O projeto será apresentado em reunião pública hoje às 19h no Centro Universitário Metodista IPA – Unidade DC Shopping (R. Frederico Mentz, 1606 – Navegantes).

O empreendimento integra o Programa Hidroviárias Municipais/Porto Alegre, que prevê a implantação de 11 estações hidroviárias ao longo dos 75 quilômetros da orla da Capital, conforme previsto no Plano Hidroviário do Rio Grande do Sul.

Segundo o secretário da Smurb, Valter Nagelstein, o Programa faz parte dos esforços da prefeitura para a revitalização do Quarto Distrito. “O objetivo é construir, em parceria com a comunidade, meios para a implementação desse novo modal de transporte e integrar Porto Alegre com toda a Região Metropolitana”.

De acordo com o arquiteto da Smurb Marcelo Allet, o Plano Hidroviário do RS está em fase final de elaboração. A iniciativa é da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan/RS). “Em breve, o setor privado será estimulado para a operação de um Sistema de Transporte Público Aquaviário de passageiros entre Porto Alegre e mais 15 cidades da nossa Região Metropolitana”, destaca Allet.

No dia 26 de outubro será realizada uma Oficina Técnica de Planejamento para apresentação de cenários alternativos e coleta de percepções locais e, no dia 4 de novembro, acontecerá uma Oficina Técnica de Planejamento para avaliação final e validação dos resultados.