Porto de Itajaí deve começar operação de cargas a granel até maio

Da Redação – 19.02.2016 – 

Atividade é vista como alternativa econômica para a retomada do berço 3 da instalação portuária e comportará cerca de 60 mil toneladas de soja por mês na primeira fase.

Com a aproximação do fim das obras de reforço e alinhamento do berço 3 do Porto de Itajaí, que já dura cerca de um ano e meio, autoridades do setor portuário de Santa Catarina pensam em alternativas para o retorno das operações desse espaço. A solução encontrada por representantes da classe e o prefeito da cidade, anunciada na última semana, é iniciar a operação de cargas a granel no local.

As atividades em torno da iniciativa devem começar em maio deste ano com a seguinte logística: as cargas chegariam de caminhão pela rodovia BR 101 – que corta o estado de norte a sul -, na qual seria instalado um pátio de triagem. Depois de acomodadas em um pátio da área portuária, as cargas seriam transportadas com a ajuda de equipamentos de içamento até os navios graneleiros.

De acordo com Antonio Ayres, superintendente do Complexo Portuário, as operações iniciais com esse tipo de carga devem somar aproximadamente 60 mil toneladas de soja mensalmente. “Será uma excelente alternativa para garantirmos a operacionalização da área e diversificar as cargas operadas na margem direita do Rio Itajaí-Açu”, afirma.