São Sebastião tem a melhor gestão ambiental do Brasil

Da redação – 07.10.2016 – 

Portos de Itajaí e Paranaguá ocupam o segundo e terceiro lugar, respectivamente, no ranking de desempenho ambiental da Antaq.

Na semana passada, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou a edição de 2016 do Índice de Desempenho Ambiental Portuário, ranking que avalia a gestão de 30 portos organizados brasileiros. Pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar da lista ficou para o porto de São Sebastião. Localizado no Litoral Norte de São Paulo, o complexo alcançou 99,37 pontos de um total de 100 pontos possíveis na avaliação. Na sequência, vieram os portos de Itajaí (SC) e Paranaguá (PR) com 98,35 e 94,97 pontos, respectivamente.

Para Casemiro Tércio Carvalho, diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, responsável pela administração do complexo, a vitória consecutiva mostra que é possível compatibilizar a atividade portuária em áreas sensíveis de proteção ambiental, juntamente com o turismo. “Esse é o resultado de uma gestão feita com dedicação e foco na mudança de cultura da comunidade portuária”, apontou Carvalho durante a cerimonia de entrega do Prêmio Antaq 2016.

A conquista, segundo ele, faz do porto de São Sebastião referência nacional em gestão ambiental. Isso porque ele é o primeiro a conquistar a certificação internacional ISSO 14.001, que comprova a qualificação em gestão ambiental para toda a atividade de administração, exploração e operação.

Aplicado anualmente aos portos organizados desde 2012, o IDA é uma ferramenta utilizada para a compreensão e comparação da dinâmica de gestão ambiental portuária. Composto por 38 indicadores, o IDA avalia as ações das autoridades portuárias no cumprimento da legislação de meio ambiente e na redução dos impactos ambientais  de suas operações.