Porto do Rio deve receber R$ 204 milhões para nova dragagem

Da Redação – 21.12.2015 –

Porto do RioO Secretária de Portos do governo federal informou que a ordem de serviço para mobilização do equipamento de dragagem para início das obras físicas foi assinada na última quarta-feira (17) pelo ministro Helder Barbalho. Com isso, a segunda fase de obras para aprofundar o principal canal de acesso ao Porto do Rio deve começar nos próximos meses, atendendo a um contrato com duração de 20 meses e avaliado em R$ 204,8 milhões.

Essa é a dragagem no local, sendo que a primeira foi vencida pelo Consórcio Van Oord/Boskalis e as obras iniciaram há um ano atrás.

Segundo o governo federal, essas dragagens permitirão que o Porto do Rio receba embarcações de carga geral com capacidade até 78% superior à atual, melhorando as condições para o comércio exterior. Ou seja, ao fim das obras, o Porto do Rio poderá receber navios de até 345 metros de comprimento, 48 metros de boca e 13,5 metros de calado. Isso é o suficiente para aportar navios com capacidade de transportar até 8 mil contêineres de 20 pés cada. Atualmente, o porto aporta embarcações de até 4,5 mil contêineres de carga geral.