Portonave aumenta a movimentação de contêineres em 34%

Da Redação – 06.02.2017 –

A operadora do Terminal Portuário de Navegantes fechou o ano passado movimentando 910.870 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Com esses números, a empresa registrou um incremento de 34% e manteve a liderança em cargas contêinerizadas no estado de Santa Catarina, respondendo por 55% desse tipo de transporte.

Ainda de acordo com a Portonave, as exportações tiveram alta de 45%, enquanto as cargas importadas movimentadas pelo Terminal subiram 14% no período. O plástico, seguido pelos produtos diversos e as cerâmicas lideraram as importações na Portonave. Já a Iceport, Câmara Frigorífica da Portonave, movimentou 455.961 toneladas em 2016, um crescimento de 48% na comparação com 2015.

Um dos principais índices de eficiência, a produtividade, também apresentou crescimento em 2016: 11% a mais. Quando considerada por navio, a produtividade atingiu 115 mph (movimentos por hora) na Portonave, o que seria um índice semelhante a grandes portos do mundo, na estimativa da empresa catarinense.

Em termos de infraestrutura, o Terminal concluiu a eletrificação dos seus guindastes RTG, gerando uma redução de 62% no consumo de diesel. O Projeto Nossa Praia – no qual a Portonave construiu cerca de 10 Km de deck em madeira na orla da praia de Navegantes – foi o destaque em termos de iniciativa social para a comunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *