O consórcio formado pelas empresas Construtora Sanches Tripoloni Ltda. e Consol Engenheiros Consultores Ltda. ganhou a licitação para duplicar e restaurar em concreto a PRC-466 entre Pitanga e Turvo, no centro do Paraná. A proposta vencedora foi de R$ 514,23 milhões e prevê uma nova pista em pavimento rígido de concreto e a restauração da pista existente da PRC-466 utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é aproveitado como base para o pavimento de concreto. O trecho tem 45,5 quilômetros de extensão.
As pistas terão placas de concreto de cimento Portland de 22 centímetros de espessura, o que vai garantir uma vida útil projetada de 30 anos. Os sentidos de tráfego serão separados por um canteiro central em quase toda a extensão, exceto no perímetro urbano de Pitanga, onde será implantada uma barreira central de concreto New Jersey, além de barreiras laterais, devido à proximidade das vias marginais no município.
Este edital utiliza a modalidade Concorrência com Regime de Contratação Semi-integrada, em que a empresa contratada fica responsável por elaborar um projeto executivo a partir de um projeto básico já pronto, e por executar a obra em si. O prazo de execução será de 750 dias corridos.
Obras complementares na PRC-466
Estão previstos três viadutos do tipo Diamante, em que os usuários podem entrar e sair da rodovia pela faixa da direita em ambos os lados. Os dois primeiros viadutos ficam no perímetro urbano de Pitanga, no entroncamento com a PR-239 e no entroncamento com a Avenida Universitária. O terceiro viaduto fica no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste.
Também serão construídas duas novas pontes paralelas às já existentes. Uma delas estará sobre o Rio Carazinho, entre o entroncamento com a PR-456 e a PR-820, que é acesso para Boa Ventura de São Roque. E a segunda ponte vai ficar sobre o Rio Bonito, entre o entroncamento com a PR-820 e o município de Turvo. Está prevista ainda uma passarela para pedestres no trecho entre os dois viadutos de Pitanga.
Também estão previstos nove retornos em nível, um novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos para parada de ônibus, iluminação nos viadutos e retornos, entre outras melhorias.
*Com informações da Seil-PR.