Preços de commodities caem em nível global

Da Redação 12.08.2015 –

Exceção fica por conta do petróleo bruto, como indica relatório do Banco Mundial, publicado no final de julho desse ano.

Os preços das commodities energéticas e não-energéticas devem cair em nível global até o final de 2015. A informação é do relatório Commodity Market Outlook, publicado no final de julho desse ano. A exceção é o petróleo bruto, cujos valores subiram levemente no segundo trimestre. O quadro desenhado para o período (o documento tem quatro edições anuais) deve pautar o resultado final de 2015, segundo a instituição. No segundo trimestre, período avaliado pelo documento, os preços das commodities energéticas subiram 12% em média, puxadas pelo aumento de 17% do petróleo bruto. O bom resultado desse último, contrabalança a redução de 13% nos preços de gás natural e de 4% do carvão.

Já o mercado de commodities não-energéticas, teve uma queda de 2%, em função da abundância do suprimento e do nível alto dos estoques. O preço dos metais continua em queda. É o caso do minério de ferro, cujos índices atuais correspondem ao terço dos valores praticados na alta de 2011. A situação desse minério não melhora, pois novas minas, de baixo custo na Austrália, devem entrar em operação. Resultado: os preços da commodity devem cair 46% em relação a 2014. As chamadas commodities industriais também estão puxando a queda, em razão do mercado fraco em nível mundial.