Primeira fábrica da Votorantim Cimentos chega aos 80 anos

Da redação – 20.06.2016 – 

Localizada na cidade que dá nome ao grupo, a unidade industrial tem capacidade para produzir 2 milhões de toneladas do material por ano, quase três vezes mais do que seu projeto inicial.

A fábrica de Santa Helena, na região de Sorocaba, acaba de completar 80 anos de operação e é a unidade mais antiga do Grupo Votorantim na área de produção de cimento. Desde 2014, a planta tem capacidade para produzir 2 milhões de toneladas do material por ano, número alcançado com a ativação da nova linha de moagem. A ampliação tinha como meta atender o mercado da Região Metropolitana de São Paulo e do Vale do Paraíba nas áreas de infraestrutura, imobiliária e industrial.

Localizada em Votorantim, interior de SP, unidade pode produzir até 2 milhões de t/ano
Localizada em Votorantim, interior de São Paulo, unidade pode produzir até 2 milhões de t/ano de cimento. 

De acordo com a Votorantim Cimentos, a fábrica já recebeu R$ 8.4 milhões em investimentos nos últimos três anos para modernização de sua operação e gera atualmente 409 empregos diretos e indiretos. A unidade, que iniciou as atividades com capacidade de produzir um pouco mais de 800 mil toneladas de cimento/ano, começou a ser explorada na década de 1930, a partir das jazidas de calcário da região e da instalação de um forno para 250 toneladas de cimento/dia.

“A geração de empregos diretos e indiretos e a contribuição de Santa Helena para o desenvolvimento da cadeia industrial e da construção de São Paulo fazem com que a história da região também contemple a história da própria Votorantim Cimentos, uma história perpetuada de geração em geração”, explica Marcelo Monteiro Silva, gerente geral da Unidade Santa Helena.