Algar Telecom alcança meta de matriz energética 100% renovável

Redação – 23.06.2022 – Operadora adotou estratégias para economizar energia, migrou clientes para fibra óptica e implementou usinas fotovoltaicas próprias 

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, alcançou a meta de ter 100% da sua matriz energética renovável. No decorrer de 2021, a companhia aumentou seu percentual de consumo de energia renovável, reforçando o compromisso com a agenda climática e iniciando a descarbonização efetiva das operações. A conquista é reflexo do investimento da companhia em usinas fotovoltaicas próprias, além da aquisição de fontes incentivadas do mercado livre de energia e de certificados de energia renovável. 

No ano passado, a empresa também investiu na modernização de equipamentos de climatização, reduzindo o consumo de energia por meio da substituição dos aparelhos de ar-condicionado para modelos mais eficientes, com a troca daqueles que utilizam o gás R22, mais prejudicial para a camada de ozônio. Também foi realizado o monitoramento em tempo real do consumo de energia elétrica dos escritórios e prédios, permitindo identificar oportunidades de otimização do consumo e aumentar a eficiência. 

Avanços do programa interno de evolução tecnológica, Next, também proporcionaram economias significativas no uso de energia, com destaque para o Full GPON, projeto que substitui as redes legadas (par metálico) por fibra óptica. Em 2021, a empresa deixou de consumir aproximadamente 600 MWh/ano graças à modernização das nossas redes, a partir da migração de 97% dos clientes banda larga para fibra óptica na sua área de concessão. 

Por fim, a Algar Telecom também construiu duas usinas fotovoltaicas para alterar sua matriz energética, a Capim Branco I e Capim Branco II, inauguradas em 2018 e 2020, respectivamente. Ambas na região de Uberlândia (MG), elas somam capacidade para gerar 18,6 mil MWh por ano de energia solar.