Projeto Alpha, ou Rota 4, da Cosan, envolve gasoduto de 200 km

Por Nelson Valêncio – 25.06.2015 –

Uma térmica seria a âncora do projeto, que envolve cerca de 15 milhões de m³ de gás natural por dia.

O grupo Cosan tem planos para construir um gasoduto para escoar a produção de gás natural produzido na área do pré-sal no litoral paulista. O empreendimento levaria o combustível até a Baixada Santista, com atendimento local e também à Região Metropolitana de São Paulo, incluindo consumidores domésticos e uma estrutura de usina térmica a gás natural.

A térmica seria a âncora do projeto, que é embrionário e deve envolver várias etapas, mas cujo escoamento envolveria cerca de 15 milhões de m³ por dia.

As informações são de Carlos Cesar Zanardo, superintendente de gás da Cosan, e foram apresentadas hoje de manhã no 16º Seminário sobre Gás Natural, organizado pelo Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) no Rio de Janeiro.

Hoje, a presença do grupo acontece via Comgás, cuja rede ativa envolve 82 municípios paulistas: a área de cobertura é de 177 cidades. A malha de distribuição cresce mil km a cada ano e a base de clientes tem sido incrementada entre 120 mil e 130 mil novos usuários. Zanardo também adiantou que a compra recente da ALL, da área de logística, vai envolver um investimento de R$ 9 bilhões na renovação da malha de ferrovias da companhia, que tem 12 mil km e está defasada.