Projeto de Rio Grande, da Bolognesi, envolve gasoduto de 300 km até Porto Alegre

Por Nelson Valêncio – 25.06.2015 –

Empresa negocia com parceiros e a construção do gasoduto não faz parte dos investimentos atuais tanto em Rio Grande (RS) quanto em Suape (PE).

A Bolognesi confirmou que um gasoduto de 311 km de extensão com dutos de 24 polegadas de diâmetro poderá fazer parte da estrutura que a empresa monta no porto de Rio Grande (RS). Se construído, o duto ligará o porto gaúcho ao terminal de Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O empreendimento não faz parte dos investimentos atuais do grupo tanto no Rio Grande do Sul como em Suape (PE). Trata-se de um projeto adicional que será aberto ainda neste ano a empreendedores interessados.

Segundo o Paulo César Rutzen, CEO da Bolognesi Energia, o gasoduto deve ser discutido com parceiros, mas toda a operação solo da usina térmica em Rio Grande já tem viabilidade comprovada e avançará independente disso. O executivo disse, inclusive, que se for necessário, o grupo venderá ativos na área de energia para fortalecer o project finance dos dois empreendimentos.

Grupo Bolognesi confirma política agressiva na área de gás

No caso de Suape já existe uma rede de distribuição a 6 km do porto, o que dispensa a construção de uma infraestrutura como a do sul do Brasil. Nos dois projetos de térmica e operação de regaseificação, a Bolognesi vai contratar um fornecimento inicial de 3 milhões de toneladas de GLP ao ano. A negociação com o fornecedores acontece há três anos e vai envolver um período de 25 anos de abastecimento.