Projeto piloto de condomínio no Ceará vai utilizar smart grid para contenção de energia

Por João Monteiro – 25.09.2015 –

Local contará com geradores de energia eólica, diesel e solar para prover energia há dez casas e áreas comuns em caso de queda.

O setor de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está desenvolvendo um projeto piloto de um condomínio em alto padrão na cidade de Aquiraz (CE), na região metropolitana de Fortaleza. Em uma área de 1,2 km² e 264 casas, o local contará com redes inteligentes utilizadas para contenção de energia, contendo 11 kits fotovoltaicos, grupos geradores a diesel e dois sistemas eólicos de 7 kW/h.

Segundo Weules Correia, responsável de pesquisa e desenvolvimento da Enel Brasil, empresa de desenvolvimento e geração de energia renovável, o sistema vai contar com diversas etapas de distribuição. A primeira é o religador, que detecta a queda de energia, seguido pelo sistema de controle, que fará a gestão das áreas abastecidas. “Temos outro sistema para desconexão das casas que não estão incorporadas a micro rede, deixando de enviar a energia produzida em caso de queda de energia”, explica.
Já as casas que fazem parte desse processo, vão identificar automaticamente que faltou energia e utilizarão a micro rede. Nesse momento, o sistema de armazenamento com capacidade de 250 kW entra em ação, alimentando toda a média tensão do condomínio. Os principais pontos de iluminação pública também serão cobertos por ele.

Correia diz que dez casas farão parte desse sistema inicialmente. “Teremos geração solar de 2 kW em cada uma dessas casas e banco de baterias de chumbo ácido, que trocaremos para de lítio futuramente”, diz. Todas as casas terão medição inteligente, onde o morador poderá ver o consumo de energia pela tela do smartphone.