Projetos da Odebrecht ganham prêmio de engenharia nos EUA

Da redação – 18.07.2016 – 

Empreendimentos no México e Moçambique foram escolhidos pela revista Engineering News-Record (ENR) nas categorias industrial e de aeroportos

A respeitada publicação norte-americana destacou dois projetos de engenharia da construtora brasileira como os melhores em sua área em nível mundial. O Complexo Petroquímico Etileno XXI, no México, levou na categoria Industrial e a obra do Aeroporto Internacional de Nacala, em Moçambique, recebeu a escolha na categoria Aeroportos. Ambos os empreendimentos foram construídos pela Odebrecht Engenharia e Construção Internacional e passam a ser citados na lista de 2016 do Global Best Projects, prêmio concedido anualmente pela publicação entre 23 projetos selecionados.

Os fatores que definem a escolha da ENR incluem saúde e segurança, inovações, desafios, o design e a qualidade de construção das obras, além da ênfase na diversidade das equipes que tornaram esses projetos uma realidade.

Complexo Etileno XXI, no México, vence premiação da ENR na categoria Industrial
Complexo Etileno XXI, no México: melhor projeto da categoria Industrial em 2016, segundo revista ENR.

Segundo a Odebrecht, o projeto Etileno XXI já havia recebido outras premiações internacionais. Em 2015, ganhou o DuPont Global Safety Award com a melhor pontuação da história. Em maio deste ano, foi convidado pelo International Finance Corporation (IFC, parte do Banco Mundial que financia o setor privado) para participar, em Washington, do evento anual IFC Sustainability Exchange e compartilhar com outros clientes o modelo de gestão de recursos humanos utilizado no projeto. O Etileno XXI não sofreu interrupções de nenhuma ordem, contratou mais de 28 mil pessoas e chegou, no pico da construção, a 17 mil integrantes de 29 nacionalidades.

No caso da premiação da ENR, a cerimônia vai acontecer em outubro, em Nova York, durante o evento ENR Global Construction Summit.