Intelbras e Cambium Networks lançam solução de acesso via rádio para provedores regionais

Redação – 11.03.2021

Tecnologia foi testada por operadores antes do lançamento oficial e combina recursos dos dois fabricantes 

De acordo com a Anatel, 5% das conexões de internet no Brasil são realizadas via rádio, totalizando quase 1.8 milhão de acessos em novembro de 2020. Apesar do avanço da fibra óptica, a Intelbras e a Cambium Networks apostam no crescimento do acesso sem fio. A solução conjunta foi desenhada para ambientes de difícil acesso e projetos de grandes proporções, para planos superiores de internet de até 50 Mbps via rádio para ISPs e, também, engloba projetos robustos em CFTV IP.

A nova tecnologia está disponível com o produto WOM 5A MiMo da Intelbras, permitindo planos superiores de internet de até 50 Mbps no rádio. Para que o provedor regional (ISP) implante a solução e aproveite todos os benefícios de um gerenciamento em nuvem da rede, é necessário obter o conjunto Basestation Cambium: Antena Setorial, Smart Antena Beamforming, Access Point e PMP 2000, e os rádios WOM 5A MiMo com as licenças de compatibilidade. Se a rede do provedor já possui o WOM 5A MiMo, basta adquirir o conjunto Basestation Cambium e as licenças do software.

Arquitetura de rede define papel dos parceiros 

Os rádios Intelbras da linha WOM são instalados nas residências dos clientes para receber o sinal de internet, já a Basestation, antena setorial e a antena smart são colocadas na torre do provedor de internet, além da licença de software da Cambium que é instalada na Basestation e habilita os rádios Intelbras a se comunicarem com a solução.

Além de proporcionar maior performance na velocidade dos planos, permitindo mais usuários, a solução possui protocolo Cambium no hardware Intelbras, o que eleva a capacidade dos modelos WOM 5A MiMo que já estão na rede do ISP com apenas uma atualização e conta com o software em nuvem CnMaestro, o qual permite a organização e o gerenciamento da rede em tempo real.

A solução possui compatibilidade com Beamforming, promovendo uma distribuição de dados mais eficiente, o que reduz drasticamente os efeitos da interferência no canal, focando o sinal na direção específica do dispositivo e, também, compatibilidade com GPS Sync, permitindo o reuso da frequência, eliminando a auto-interferência primária e reduzindo a secundária. A solução conta, ainda, com compatibilidade no Filtro de Frequência, protegendo a rede de interferências.

Sinergia entre as duas empresas permitiu lançamento 

Carlos Reich, gerente do segmento de Redes Empresarias da Intelbras destaca que os acessos sem fio são expressivos e indicadores de que a internet via rádio tem força no país. “Soluções de qualidade e inovadoras só trazem benefícios ao mercado e aos usuários, contribuindo para a expansão desse tipo de tecnologia no Brasil”, afirma o executivo.

Reich explica ainda a sinergia com a Cambium, ao lembrar da compatibilização dos produtos da categoria de banda larga da linha de rádios nacional WOM com a tecnologia Cambium e TMP. O resutalado seria “aumentar substancialmente o desempenho dos produtos Intelbras que fazem parte dessa solução conjunta, proporcionando maior performance na velocidade dos planos, permitindo mais usuários e, consequentemente, maior rentabilidade aos provedores de internet”, detalha.

A Cambium também reforça o quão importante para o mercado é esse lançamento. “A Cambium Networks e a Intelbras são grandes fabricantes de soluções sem fio. Em conjunto, desenvolvemos uma solução que permite aos provedores aumentar a eficiência da sua rede já existente, sem realizar a troca dos rádios dos clientes, através de uma simples atualização de software”, afirma Adriana Franceschinelli, gerente técnica da Cambium. “Para os provedores, esse lançamento significa entregar planos de banda mais altos, comercializando novos serviços e aumentando suas receitas”, completa.

Solução passou por período de testes em provedores regionais

Para verificar se a solução estava desempenhando em forma plena e adequada, ela foi testada durante o período de aproximadamente três meses por provedores de internet parceiros da Intelbras. A Bitcom, um dos clientes que avaliaram a tecnologia combinada, tem um histórico de parceria de dez anos com a Intelbras e 25 anos de atuação, tendo sido um dos primeiros provedores do Rio Grande do Sul. Segundo Fabiano Vergani, CEO da empresa, a experiência foi muito positiva, principalmente porque a operadora manteve a infraestrutura e teve suporte para operar com os softwares e firmwares da Cambium.

“Nos últimos anos, sentimos a necessidade de investirmos em plataforma wireless, pois ela tem muita demanda. Sendo assim, a Intelbras nos apresentou o lançamento com tecnologia da Cambium e começamos a realizar os respectivos testes com a solução, que é extremamente robusta, e de fato conseguimos atingir velocidades de 30 a 50 mega, o que nos permitiu realizar uma oferta que chamamos de ‘banda em dobro’, oferecendo aos nossos clientes até 100 mega” explica Vergani. Ele avalia ainda que a solução proporciona a consolidação e expansão dos negócios dos provedores de internet, incluindo as novidades que têm o acesso sem fio como base, caso do 5G e IoT.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *