Quais as vantagens do Consórcio imobiliário?

Por Tatiana Schuchovsky Reichmann* – 23.02.2017 – 

De todas as modalidades de investimento disponíveis no Brasil, o consórcio de imóveis se mostra a mais segura e econômica do mercado. Com liquidez e amplas possibilidades de estratégias financeiras, o sistema transforma em realidade uma série de objetivos. Mais que um “atalho” para a realização do sonho da casa própria, o consórcio imobiliário garante a tão almejada estabilidade financeira.

O consórcio funciona como uma espécie de poupança programada. O consorciado começa a pagar parcelas para a formação do saldo do grupo, do qual também fazem parte outras pessoas. Por meio de sorteios, realizados pela Loteria Federal, e lances, o dinheiro do grupo contempla um ou mais participantes a cada mês. O crédito pode ser usado de diversas maneiras: para comprar, construir ou reformar um imóvel, quitar financiamento imobiliário ou o saldo devedor de imóvel na planta e, até mesmo, para garantir uma aposentadoria tranquila, com a renda do aluguel de imóveis adquiridos por meio da modalidade.

As vantagens não param por aí. O grande diferencial é que o cliente não se preocupa com o pagamento de juros. Além disso, os valores chegam a ser até 60% mais baratos em comparação a outros tipos de compras parceladas, já que, na maioria das administradoras de consórcios, apenas uma baixa taxa de administração é cobrada.

Se o consorciado conta com o saldo do FGTS, existem outras facilidades. O benefício pode ser usado para amortizar ou quitar parcelas, ofertar lance ou complementar o valor do crédito. Além disso, ao comprar um imóvel, por exemplo, o cliente é favorecido por conseguir negociar descontos à vista.

O consórcio permite ainda criar uma carteira de imóveis. Ao ser contemplado, o consorciado tem a possibilidade de alugar o bem que comprou e, com o dinheiro da locação, pagar as parcelas restantes. Depois de quitar o plano, é possível repetir a operação, iniciando um ciclo virtuoso de investimento.

O crédito do consórcio também possibilita a aquisição de um terreno para a construção de uma casa, por exemplo. E, quem já tem casa própria, pode utilizá-lo em uma reforma ou na troca por um imóvel maior.

O consórcio é, portanto, uma opção inteligente de investimento. De diversas maneiras, independente da necessidade e do objetivo, a modalidade pode mudar a vida de muitas pessoas que ainda não perceberam a importância de poupar e garantir uma vida financeira mais tranquila.

*Tatiana Schuchovsky Reichmann é diretora-superintendente da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário