Cinco exemplos de empresas que crescem na crise

Da Redação – 27.08.2015 – 

Vedacit, RCO, Fortlev, Frisomat e Aubicon são modelos de quem partiu para o ataque, ganhando espaço de mercado com soluções compactas e expressas para o mercado de concreto. As cinco participam da Concrete Show, evento que começou ontem e é considerado um dos mais importantes da construção civil no país.

  1. Mercado de mantas justifica nova fábrica da Vedacit: a empresa é uma das líderes do segmento de mantas asfálticas impermeabilizantes a acredita no incremento do mercado. Daí o investimento de R$ 110 milhões na nova planta localizada em Itatiba (SP). Com 6 mil m2, o empreendimento deve entrar em linha no segundo semestre desse ano. Em comunicado oficial, a fabricante afirma que “o projeto será inovador e contribuirá para atender a alta demanda do mercado de mantas”.
  2. Inovação marca perfil da RCO: sediada em Tambaú, interior de São Paulo, a companhia não limita sua estratégia e avalia que vai crescer 20% em 2015, apesar do seu mercado com o mesmo tamanho. Para o diretor executivo Carlos de Oliveira, o segredo é aumentar a participação no bolo já existente. Para isso, a fabricante aposta em tecnologia, caso do Silo Aparafusado Vertical. Por não ser soldado, o equipamento pode ser rapidamente deslocado de um canteiro a outro e ainda ser movimentado em contêiner. Outro lançamento, a central dosadora de concreto Nomad 20, pode ser despachada com um silo complementar em cima de uma carreta.
  3. A belga Frisomat aposta num crescimento de 40% nas vendas do seu Galpão Express, usados em armazenamento e proteção de equipamentos. A solução, de acordo com a empresa, pode ser entregue em prazos curtos: em um dia, por exemplo, podem ser instalados 70 m2, com equipe de quatro profissionais e equipamentos simples. O processo usa fundações mais leves e econômicas em relação aos galpões tradicionais e os galpões são 100% pré-fabricados.
  4. Modularidade é a aposta da Fortlev: os tanques modulares para armazenamento de água são a resposta da fabricante para crescer no mercado concreteiro. Os equipamentos são feitos com placas de resinas de poliéster reforçadas com fibra de vidro e podem ser montados em formatos personalizados. A empresa garante uma operação de pelo menos 25 anos sem necessidade de manutenção.
  5. Norma NBR 15.575, de 2013, favorece Aubicon: desde que entrou em vigor há dois anos, a normalização sobre desempenho de edificações habitacionais mobilizou o setor, inclusive a fabricante que acaba de lançar a Manta Acústica Sound Soft Tubulação, que atenua ruídos causados pela rede hidráulica. O produto, deve representar 27% dos negócios da Aubicon durante a Concrete Show.