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Randon aposta em tecnologia para implementos rodoviários

Da Redação – 10.11.2015

Ecoplate 2, que vinha sendo usado no segmento de graneleiros, passa a ser adotado em outros semirreboques. Fabricante também apresentou novos veículos para setor de infraestrutura. 

“Tem que aparecer, principalmente em época de crise”, brincou David Randon, diretor presidente do grupo gaúcho, ontem, durante a Fenatran. Assim como outros executivos, ele reconhece a retração em 2015 e, da mesma forma, aposta em soluções tecnológicas e novas opções de financiamento, caso do consórcio, para fazer frente à redução de linhas de crédito. Sobre tecnologia, a novidade é a extensão do uso do compósito Ecoplate, em sua segunda geração, para o segmento de semirreboques. Até então, o material estava sendo adotado na fabricação de graneleiros.

Patenteado pela Randon em 2002, a primeira versão do Ecoplate equipou mais de 1 milhão de painéis em graneleiros. O novo é totalmente reciclável, não incorpora madeira e é formado por uma placa metálica e PVC, unidos por adesivo de alto desempenho e livre de componentes tóxicos. O papel dos dois elementos é claro: o PVC funciona como resistência física à umidade e ao uso de produtos químicos. Já a placa metálica externa garante resistência a impactos, o que aumenta a vida útil do implemento.

O uso do compósito foi reforçado nos semirreboques graneleiros, indicados para transporte de cereais a granel e também de fertilizantes e outros materiais. No implemento de tipo furgão, o Ecoplate 2 equipa um equipamento com capacidade de carga de 122 m3 e está indicado para a movimentação de cargas volumosas, inclusive fracionadas, de eletroeletrônicos, linha branca e latas de alumínio, entre outros. O semirreboque Sider também recebe o novo material.

Com especial destaque para o mercado de infraestrutura, a fabricante gaúcha trouxe dois equipamentos novos. O primeiro deles é o semirreboque basculante, com 20 m3 de capacidade, para transporte de minérios, areia, brita e materiais escavados. Já o bitrem tanque linha R, é focado no mercado de combustíveis, incluindo etanol, gasolina e diesel. A carga e descarga do material é feita pelo sistema Bottom Loading, executada na parte inferior do implemento por meio de equipamentos autocontrolados.

Ainda na área de infraestrutura, a empresa trouxe sua carroceria basculante, voltada para obras de terraplenagem e carregamento de areia e brita, entre outros materiais. O implemento tem capacidade que varia – de acordo com o modelo – de 4 a 14 m3.

Posted in Transportes e logística

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