Randon produz 10 mil equipamentos em 45 anos

Da Redação – 03.05.2018 –

Empresa ultrapassa meia idade com aposta na diversificação de produção

A fabricante gaúcha vai completar 45 anos nesse mês e contabilizou o volume de máquinas que teria colocado no mercado nas quatro décadas e meia: 10 mil. A história começou em 1973, com a fabricação de caminhões fora-de-estrada com até 35 toneladas por meio de um acordo de tecnologia com a sueca Kockum. Um salto recente aconteceu em 2002, quando a companhia entrou no mercado de retroescavadeiras, seguido da inovação de 2017, quando passou a fabricar minicarregadeiras.

Franco: aposta nas minicarregadeiras 

Com base em Caxias do Sul (RS), a Randon destaca a exportação para a América Latina como uma das mudanças fortes dos últimos três anos de crise no Brasil. O resultado foi que o mercado externo passou a responder por 44% da receita da companhia (2017), um pulo e tanto para os 4% de 2015.

A mais recente incursão – minicarregadeiras – veio com a inovação de ser o único equipamento do gênero a ser fabricado e montado no Brasil. “Estamos confiantes na retomada, ainda que moderada da economia brasileira, o que repercute diretamente na demanda por nossos produtos, projetados para dar suporte à infraestrutura”, observa, Renato Franco, gerente geral da Randon Veículos.