RCO revê metas, mas emplaca 15% de crescimento em 2015

Da Assessoria de imprensa – 09.12.2015 – 

Carlos Donizete, diretor da RCO
Carlos Donizete, diretor da RCO

A combinação de crise política e econômica afetou vários segmentos nacionais da construção civil, incluindo os equipamentos móveis – com uma retração de vendas estimada em 57% – e o próprio mercado de fabricação de cimento, que deve fechar o ano com uma queda de 8%. A fabricante de equipamentos para produção de concreto, RCO, também reviu sua meta de crescimento de 20% para 15%, um número que ela considera positivo diante do resultado da economia brasileira. A estimativa reflete várias iniciativas da empresa, incluindo a modernização e ampliação de suas duas unidades em Tambaú, interior de São Paulo, e a implantação do SAD (Serviço de Atendimento Direcionado), um programa de pós-venda exclusivo.

Carlos Donizetti de Oliveira, diretor da empresa, explica que desde 2014 – quando efetivou um crescimento de 35% – a empresa já vinha se preparando para uma provável desaceleração neste ano. “Estamos colhendo os frutos de nossa estratégia de mercado, inclusive com o lançamento de produtos adaptados aos pequenos e médios negócios, além da expansão de nossa atuação no comércio dos países vizinhos, principalmente na América do Sul”, argumenta.

No caso das duas plantas industriais, as unidades foram preparadas para comportar um incremento de 35% na capacidade de produção. Com a mudança, setores da empresa foram separados, os espaços para armazenagem de materiais e almoxarifado foram aumentados e o fluxo desses materiais pôde ser melhorado.

Com a casa em ordem, a RCO lançou produtos compactos para um mercado que acredita ser promissor: as pequenas e médias concreteiras. Entre os lançamentos está a central dosadora de concreto móvel Nomad D-20, que apesar de ocupar menos espaço físico, possui capacidade para 20 m³/h e pode substituir centrais dosadoras tradicionais. “Criamos, inclusive, uma campanha chamada ‘Equipamentos Compactos-Grandes Resultados’ para dar voz à nossa nova estratégia”, diz Oliveira.

Com o aumento das vendas, a fabricante também precisou investir na excelência do  atendimento ao cliente e criou o SAD (Serviço de Atendimento Direcionado). Com a adoção do sistema, os técnicos da RCO conseguem identificar preventivamente os problemas que podem ocorrer nos equipamentos utilizados e ensinam os clientes a melhor maneira possível de operar seus produtos. Todo o processo foi ativado a partir da visita em campo a mais de 100 clientes da empresa em todo o Brasil.

O ano também contou com novidades no quesito automação e segurança. A fabricante anunciou que estava distribuindo o único sistema de segurança para silos de armazenagem do setor. A tecnologia, que monitora o excesso de pressão no interior do equipamento, pode ser adotada em silos da própria marca ou de outros fabricantes.

A inovação não ficou restrita ao sistema de segurança.  O Projeto FIT, que é idealizado integralmente pela RCO, propõe ser um modelo de consultoria e modernização de concreteiras. O modelo de serviços do projeto inclui também um roteiro de informações que devem auxiliar o cliente no seu planejamento estratégico e na montagem de plantas para produção de concreto usinado com produtividade máxima mensal de 3.000 m³.

“Em 2016 devemos trabalhar em novas ações para manter nosso ritmo de crescimento”, diz Oliveira. “É desse modo que garantimos qualidade de atendimento e a eficácia do nosso slogan: ‘Inovabilidade Sempre’”, complementa.