Rede latino-americana une indústria e academia para desenvolvimento tecnológico de cimento

Da Redação – 06.07.2016 –

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a Agência USP Inovação encabeçaram a criação da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Cimento para atuar no desenvolvimento tecnológico da indústria cimenteira no Brasil. Essa Rede é uma sucursal da Rede Internacional de Laboratórios de Ensaios de Materiais (Lat-RILEM), sediada em Paris, e tem como objetivo aumentar a eficácia social da pesquisa, acelerar o desenvolvimento de soluções para problemas técnicos na cadeia produtiva do cimento e propiciar a formação de recursos humanos para o setor.

A Lat-RILEM é coordenada por Vanderley Macir John, professor da Escola Politécnica da USP. Na prática, ela promete privilegiar a busca de pontos de interesse comum na indústria e nas universidades, fomentando o desenvolvimento de pesquisas em nível pré-competitivo. A Rede também deverá dar suporte técnico para aperfeiçoar as normas do cimento, e fará o compartilhamento de laboratórios, além de incentivar a colaboração na busca de financiamento a pesquisas.

Para a indústria, a chegada da Rede Lat-RILEM no Brasil promete ser uma oportunidade de otimizar os investimentos e custos de pesquisa, e de melhorar a captação de recursos humanos, o que deve facilitar a atração de talentos. Para a academia, a Rede tende a oferecer uma oportunidade de colaboração e de aumentar a relevância social das atividades de pesquisa, além de ter acesso ao conhecimento acumulado na indústria cimenteira.

Por ser associada à Nanocem, a Rede Lat-RILEM permitirá aos seus membros acesso aos conhecimentos já acumulados nessa rede europeia, potencializando as pesquisas que serão desenvolvidas em prol do cimento brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *