Redução de resíduos sólidos pode começar antes mesmo da construção em si

Por Nelson Valêncio – 27.08.2015 – 

Uso de solo orgânico, materiais pré-fabricados e areia de demolição em argamassas estão entre os recursos apontados.

O aproveitamento econômico dos resíduos sólidos da construção civil não se restringe ao começo da obra em si e pode ser pensado – de forma otimizada – mesmo antes da instalação do canteiro. Esse é o recado de dois especialistas que participaram do seminário sobre gestão desses materiais ontem na Concrete Show, em São Paulo.

De acordo com Élcio Carelli, consultor da empresa Obra Limpa, a adoção de projetos como casas contêineres são um dos exemplos, ao lado do uso de pré-moldados de concreto e mesmo de estruturas metálicas. Já Sergio Angulo, professor da USP, destacou que já existem vários estudos mostrando a importância do planejamento na redução – e uso interno – dos resíduos de construção civil. As pesquisas, segundo Angulo, são baseadas em obras reais.

Uma das iniciativas destacadas pelo professor da USP é a adoção de solo orgânico em obras de jardinagem da própria obra. A simplificação também conta: projetos arquitetônicos com menos recortes comprovadamente geram menos resíduos, de acordo com Angulo. A areia de demolição usada para produção de argamassa é outro exemplo, mas o processo deve ser acompanhado com bastante critério para não influir na qualidade da obra.