Refinaria Presidente Bernardes Cubatão adota motobombas diesel para testes hidrostáticos de válvulas

Da Redação – 14.05.2015 –

Unidade de refino da Petrobras está na etapa final de ativação da infraestrutura e os testes realizados pelo consórcio construtora CTT são etapa importante no processo

Refinaria-Presidente-Bernardes-RPBCA Refinaria Presidente Bernardes Cubatão (RPBC), no litoral paulista, está com obras de ampliação e o responsável por elas é o consórcio CTT, formado pela Tomé Engenheria, Technip Engenharia e RPBC. E é justamente ele quem optou pela adoção de motobombas a diesel para fazer testes hidrostáticos que validam o funcionamento correto das válvulas instaladas na obra de ampliação da RPBC.

Utilizado para testar a força ou a qualidade estrutural de instalações pressurizadas que contenham líquido ou gás, os testes hidrostáticos geralmente são aplicados em instalações como tubulações, cilindros de gás e caldeiras, entre outros. O teste permite aferir vazamentos e valida se o sistema instalado é seguro para poder funcionar corretamente numa operação real.

Assim, os dois conjuntos de motobombas diesel autoescorvantes – modelos 64S17 e a 63C17 – foram avaliados positivamente por Wilton de Abreu Cruz, da equipe de Manutenção de Equipamentos do Consórcio CTT. “O serviço da Itubombas também foi bom, tanto no suporte quanto na agilidade de atendimento.”

A RPBC é uma unidade de refino de petróleo pertencente à Petrobras, instalada no Jardim das Indústrias em Cubatão. Ela produz principalmente gasolina de aviação, diesel ecológico, gasolina Podium, componentes da gasolina de competição, solventes (benzeno, tolueno, xilenos e hexano), diesel, coque para exportação, sendo a maior produtora nacional de hexano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *