Região Sul registra recorde de geração eólica

Da redação – 13.09.2016 – 

A região Sul do país registrou recorde de geração de energia eólica na última quarta-feira, segundo o Ministério de Minas e Energia. Em um único dia, a área somou 1.302 MW médios, em detrimento do último recorde registrado em junho, de 1.289 MW médios.

Os bons resultados trazem benefícios não só para a região, mas refletem também no Sistema Interligado Nacional (SIN), que distribui energia elétrica por todo o Brasil. Para se ter uma ideia, nesse mesmo dia a geração eólica total do Sistema chegou a 5.783 MW médios, número que, além de inédito, representa o abastecimento de mais de 27 milhões de residências por 24 horas.

Outra região que vem se destacando é a Nordeste. Ainda segundo o Ministério de Minas e Energia, a área chegou a somar 4.784 MW médios no último dia 05, resultado que colabora para o atendimento dos moradores locais, uma vez que os recursos hídricos da região são escassos.

Capacidade instalada no país

Atualmente, o Brasil possui capacidade instalada para geração eólica de 9.265 MW, um crescimento de 44,1% em relação ao mesmo período de 2015. O montante representa 6,3% da capacidade total de geração de energia do país e espera-se que esse percentual chegue aos 11,6% até o final de 2024.