Rio Grande do Sul: obras de recuperação de rodovias na Serra devem ser concluídas neste ano

Da Redação – 04.05.2016 –

Rio Grande do SulAs etapas de três, das quatro rodovias contempladas pelo Contrato de Restauração e Manutenção das Rodovias da região da Serra (Crema Serra), no Rio Grande do Sul, devem ser concluídas ainda este ano. Iniciado em 2013, o projeto é coordenado pela Secretaria Estadual dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e prevê o investimento total de R$ 153,3 milhões, oriundos de financiamento do Banco Mundial (Bird).

O Crema Serra está dividido em dois lotes que totalizam 195 quilômetros. No primeiro, está prevista a recuperação e manutenção de 43,32 km da ERS-324, do entroncamento da ERS-129 (para Casca) até Nova Prata; e de 57,18 km da BR-470, entre Nova Prata e Bento Gonçalves. No lote 2, o programa contempla o trecho de 42,24 km da ERS-122 entre o município de Ipê e a localidade de Samuel, em Farroupilha; e os 52,92 km da RSC-453 (Rota do Sol) entre Caxias do Sul e Lajeado Grande.

No momento, a construtora contratada pelo Daer está com duas frentes de trabalho na ERS-324. Na primeira delas, já concluída, foi removido o pavimento deteriorado e, após a drenagem da pista, realizada a recomposição do asfalto. Já a segunda frente prevê a implantação de mais uma camada asfáltica e, em seguida, a pintura da pista e a instalação das placas de sinalização. A obra, que já está 90% executada, deve ser finalizada em até dois meses.

Na BR-470, estão sendo realizados serviços de manutenção rotineira. O restauro tem previsão de início assim que forem concluídas as obras na ERS-324. A previsão de término é março de 2017. O ponto de partida dos trabalhos será no quilômetro 210, no entroncamento com a ERS-431, em São Valentim do Sul.

Na ERS-122, a empresa está executando a recomposição do pavimento e finalizando a primeira capa asfáltica. Até agora, 50% dos serviços já foram realizados. A recuperação total do trecho deve ser concluída até o final deste ano.

Em dezembro de 2015, o Daer já havia concluído a renovação do pavimento da RSC-453, bem como dos acostamentos e da sinalização.

“Este é um dos principais programas em execução pelo Departamento e, através dele, buscamos uma intervenção duradoura para que as condições de trafegabilidade nessas rodovias garantam a segurança dos usuários”, declarou o diretor-geral do Daer, Ricardo Nuñez.