Rodovias inteligentes: cobrança por quilômetro rodado pode virar realidade

Da Redação 10.08.2015 – 

Tecnologia para cobrança de pedágio ponto a ponto já estaria preparada, mas falta regularização, avalia ABCR.

“O próximo passo é acabar com postos de pedágio e dar lugar a cobrança por quilômetro rodado nas rodovias.”. As palavras são de Flávio Freitas, diretor de desenvolvimento e tecnologia ABCR. De acordo com ele, a tecnologia para executar o novo modelo de cobrança está disponível aos usuários e já há testes em funcionamento, onde a concessionária lê a placa do veículo sem a necessidade do motorista parar em praças de pedágio.

Para esse tipo de cobrança ser efetivado, é necessário acabar com a falta de regularização das placas dos veículos que, segundo Freitas, ultrapassa os 30% do total da frota da cidade de São Paulo. “Isso precisa ser corrigido para a tecnologia ser aplicada no Brasil”, afirma. Motivos contratuais também fazem com que a transição se torne mais lenta.

Segundo o executivo, esse sistema é mais justo, pois há um considerável fluxo de veículos nas rodovias que trafegam em trechos não cobrados pelas concessionárias. “E eles utilizam os serviços mecânicos, de urgência que passam pelas rodovias. Esse custo é bancado pelos usuários que pagam pedágio, ou seja, se aumentar a base pagante, teríamos uma tarifa menor para todos”, explica Freitas.

Como exemplo de países que utilizam essa forma de pagamento, Freitas cita o Chile, “que tem uma organização muito correta e é onde existe, inclusive, trechos de pedagiamento de avenidas”. Segundo ele, a capital Santiago possui vias como as marginais de São Paulo, onde a cobrança é feita a partir da entrada e saída do veículo de acordo com o percurso trafegado. “Existe uma fiscalização muito intensa”, diz. Outros exemplos, são a Colômbia, Estados Unidos, México e outros países da Europa.