Romanelli reforça vendas na América Latina

Por Nelson Valêncio – 23.10.2015 – 

Empresa começou a exportar em 2010 e colhe resultados na Conexpo Latin America. Destaque da companhia foi micropavimentadora. 

A paranaense Romanelli, fabricante de equipamentos para pavimentação rodoviária, está comemorando a investida na América Latina. Iniciada há cinco anos, a iniciativa facilitou o posicionamento da companhia na Conexpo Latin America. Para o diretor Comercial José Carlos Romanelli, o evento reforça a estratégia da empresa para a exportação, aproveitando o câmbio atual.

O destaque da companhia na feira foi a micropavimentadora UHR 900, que já tem um histórico de vendas no Chile, computando um parque de oito máquinas em operação. O equipamento tem como foco a aplicação de micropavimento de asfaltos modificados com polímeros como iniciativa de manutenção de estradas, ampliando a vida útil em cinco ou seis anos. Além do mercado chileno, Romanelli adianta que países como Bolívia, Paraguai, Equador e Venezuela são usuários da UHR 900.

Apesar da competitividade ampliada com a queda do real, a fabricante brasileira precisa equilibrar o custo – em dólar – de cerca de 20% dos insumos utilizados no maquinário, principalmente sistemas elétricos e hidráulicos. No Brasil, a empresa acusa uma redução de 50% do mercado. “A recuperação poderá começar, mas não acredito que antes do segundo semestre de 2016”, avalia Romanelli.

O jornalista viajou a Santiago a convite da Conexpo Latin America.