RS pode ter rota de trens ultrarrápidos

Redação – 20.04.2021 –

Hyperloop Transportation Technologies adianta que pode definir em breve uma rota no Sul. Estudo de viabilidade está em andamento.

A ativação de uma rede de trens com velocidades que podem chegar a 1,2 mil km/h é uma possibilidade também no radar do Brasil. A informação vem da criadora da tecnologia do sistema que permite o tráfego dos trens em um modal no formato de cápsulas, a Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT). A companhia tem um acordo com o governo gaúcho e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a empreitada.

A informação mais recente da HyperloopTT confirma o estudo de viabilidade e o anúncio de uma provável rota no Sul para o sistema que movimentaria pessoas e mercadorias a velocidades superiores aos jatos de aviação comercial. Por enquanto tudo está no condicional e o acordo seria similar ao que a empresa já assinou com mais de 10 governos ao redor do mundo.

Criada em 2013, o sistema viabiliza a movimentação por propulsão magnética e gera mais energia do que consome. A HyperloopTT é a única empresa do ramo que tem uma estrutura full scale de testes e prevê o licenciamento para empreendedores que queiram construir e operar o novo modelo de transporte, que ganhou o prêmio Technology Pioneer no Fórum Econômico Mundial de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *